Últimas notícias

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Poker maranhense: veja os competidores que já se destacaram nos principais eventos da América Latina

O poker moderno foi desenvolvido em meados do século XIX, nos Estados Unidos. De lá para cá, esse esporte evoluiu muito, passou por algumas transformações e está cada vez mais profissional. Com o avanço da tecnologia e a criação da internet, o poker aumentou muito seu nível de popularidade e é disputado em escala global.
No Brasil, além da influência da internet, o boom do poker veio na década passada, com a criação do BSOP (Campeonato Brasileiro de Poker) em 2006. Hoje, o BSOP é o maior circuito desse esporte na América Latina e conta com alguns dos maiores competidores do mundo nas suas respectivas etapas.
Especificamente no Maranhão, há alguns competidores em alto nível que se destacam em grandes eventos por serem muito dedicados a profissão. A começar por Lucas Barroso, competidor maranhense que é profissional há apenas quatro anos e soma resultados importantes nos níveis nacional e internacional.
Em 2015, Lucas chegou na mesa final do BSOP Brasília — uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Poker daquele ano. A mesa final no poker é uma espécie de decisão do evento e define o grande campeão.
Para se destacar em eventos de grande porte como o BSOP não basta apenas agir por instinto: é preciso ter vasto conhecimento estratégico e muita força psicológica para tomar decisões em momentos sob pressão. Portanto, para atingir o alto nível no poker é necessário praticar bastante e dedicar-se afinco nos estudos.
Além de ter tido sucesso em uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Poker, Lucas também já demonstrou sua força fora do Brasil. No ano passado, o maranhense entrou para o seleto grupo de detentores do anel do circuito WSOP (Série Mundial de Poker). O título veio em uma etapa na Argentina, onde ele venceu um torneio Turbo na etapa sul-americana.
Na mesa final não havia outro brasileiro — as outras cadeiras foram ocupadas por argentinos e um paraguaio. Mesmo com toda a torcida contra, Lucas mostrou muita maturidade para se manter concentrado no maior objetivo, que era levar o anel de campeão para o Maranhão.
“Teve uma dose extra de emoção por esse motivo (a torcida adversa), muita provocação, mas consegui manter a tranquilidade e a concentração. O jogo se desenvolveu bem para mim e no final deu tudo certo”, afirmou o maranhense.
“A satisfação é muito grande, é um sonho de todo competidor desse esporte. Eu pude desempenhar um bom jogo e só tenho a ficar contente com esse importante resultado que tive”, completou.
Outro nome que está na história do poker maranhense é José Luiz da Costa. Em 2013, na cidade de São Paulo, ele conseguiu o que poucos competidores já alcançaram no Brasil e fez história ao vencer uma etapa do BSOP. Após a conquista de José Luiz, o poker cresceu no Maranhão e incentivou novos competidores do Estado a praticarem esse esporte, principalmente na capital São Luís. 

Não é apenas em eventos ao vivo que José Luiz já teve sucesso. Em 2014, o maranhense foi muito bem em um dos maiores eventos da modalidade online, o Sunday Million. Naquela ocasião, competindo contra vários competidores de alto nível internacional (mais de 7.000 inscritos), ele ficou com a quarta colocação do evento — um grande resultado.
Com o poker ganhando cada vez mais adeptos, alguns competidores da nova geração também já começam a ganhar espaço no poker do Maranhão. No ano passado, em Fortaleza, Thales Cavalcante conseguiu o primeiro título do Estado na história do Nordeste Poker Series (também conhecido como NPS, considerado o principal circuito do nordeste).
Graças ao esforço de muitas pessoas dedicadas ao poker e o sucesso de competidores do Estado em grandes eventos que ajudaram a popularizar o esporte na região, o que era imaginável há alguns anos se tornou realidade no Maranhão. Não é exagero colocar o Estado entre uma das principais forças do poker nordestino, que ainda tem potencial para ganhar mais espaço a nível nacional.


Jornalista Valdenor Pereira - Registro 0084745/SP


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Todos os direitos reservados © 2014 | Layout modificado por Genesis Design