quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Professores de Carutapera já estão na expectativa para o início das discussões sobre aumento nos repasses do FUNDEB e reajuste salarial

Professores de Carutapera estão na expectativa para o início das discussões sobre o reajuste do salário da categoria para o ano de 2018, tendo em vista o percentual de aumento dos recursos do FUNDEB neste ano em relação a 2017.

Ano passado houve intensa crise entre o Sindicato dos Professores de Carutapera-SINTEP/CARU e a Prefeitura Municipal, devido ao reajuste ou abono salarial para a classe. O que resultou na maior Greve da história do município. Passeatas, protestos tomaram conta da cidade. Perseguições, descontos e até supostas armações com objetivo de prejudicar os professores, ocorreram. Foi preciso recorrer ao Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, onde foi celebrado um acordo homologado pelo Tribunal, para que se chegasse ao fim do impasse.

Só que após a análise dos valores do FUNDEB anunciados para o município e o que foi repassado, o Sindicato-SINTEP/CARU, comprovou que os professores tinham completa razão sobre o que pleiteavam. Desmentindo assim, o que muitas vezes foi divulgado sobre a diminuição dos valores do FUNDEB que o município iria receber.

Acompanhe os valores: Em 2017, fechado todos os dados, o Município de Carutapera - MA,  recebeu cerca de R$ 18.548.000,00 (dezoito milhões, quinhentos e quareta e oito mil reais), do FUNDEB, sendo que havia uma previsão anual de R$ 18.124.000,00 (dezoito milhões, cento e vinte e quatro mil), que depois foi ajustada em Julho de 2017, para R$ 17.401.000,00 (dezessete milhões, quatrocentos e um mil reais). E com base no ajuste, o município de Carutapera recebeu R$ 1.147.000,00 (um milhão, cento e cento e quareta e sete mil) A MAIS, do que foi previsto. E, mesmo considerando o valor da previsão inicial para o ano de 2017, não incluindo o ajuste feito em Julho, o município de Carutapera recebeu em 2017, R$ 424 mil a mais que a previsão.

Agora para 2018, a previsão do FUNDEB para Carutapera é de R$ 21.235.000,00 (vinte e um milhões, duzentos e trinta e cinco mil reais), R$ 3.110.000,00 (três milhões cento e dez mil), a mais, que a previsão de 2017. Isso representa um aumento de 17,16% no valor anual.

Com esses números, sabe-se que é plenamente possível dar um reajuste satisfatório aos professores do município, sem que haja nenhum entrave para as discussões. Isto porque em 2017, não houve aumento salarial para a classe.

Com os dados já disponíveis, não haverá razões para que a discussão salarial dos professores se arraste por muito tempo e volte a causar transtornos para a educação do município, como ano passado. O Blog apurou que a Diretoria do Sindicato-SINTEP/CARU, está fazendo todo o levantamento dos números, para que reúna a categoria em assembleia e se inicie as discussões junto com representantes da Prefeitura do novo salário dos professores do município. Vamos ficar atentos para acompanhar o noticiário dessa discussões e informar a todos sobre esse tema.