terça-feira, 14 de novembro de 2017

Município de Nova Olinda é o único do Maranhão contemplado com o Programa de Melhoria Habitacional para Controle da Doença de Chagas

O município de Nova Olinda foi o único município maranhense que teve sua proposta selecionada pela FUNASA (Fundação nacional de saúde.) Cuja proposta: melhoria habitacional para o controle da doença de chagas/MHCDC.
Após levantamento feito pela equipe de engenharia do município todos os dados serão incluídos no SICONV (Sistema de convênios federais,) firmado o convênio entre a FUNASA  e a prefeitura de Nova Olinda o município contará com uma contrapartida no valor de 500,000 (quinhentos mil reais .)
O programa de melhorias sanitárias domiciliares contemplará intervenções promovidas nos domicílios, com o objetivo de atender as necessidades hidros sanitárias mínimas, relacionada ao uso da água, a higiene e ao destino adequado aos esgotos domiciliares.

O programa de melhorias Habitacionais para o controle da doença de Chagas contemplará a restauração de domicílios situados em área endêmica, visando a melhoria das habitações e respectivos ambientes externos (peridomicílio), cujas condições físicas favoreçam a colonização de vetores transmissores de doenças de chagas.
Os recursos serão empenhados, integral ou parcialmente, e os convênios celebrados, caso a Funasa disponha de limite orçamentária para o ano de 2017.
A prefeita Iracy Weba se mostrou contentes em saber que a equipe responsável pelo cadastro dos projetos que visam obter ajudas federais está empenhada em ajudar o município, o recurso será bem recebido e certamente corretamente aplicados, melhorando a qualidade de vida de várias famílias novaolindenses.

Veja a portaria da Funasa Publicada no diário oficial da união.