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sexta-feira, 4 de agosto de 2017

1º Encontro Pedagógico da Educação do Campo é realizado em Nova Olinda do Maranhão

Hoje pela a manhã (04) aconteceu no Município de Nova Olinda do Maranhão, no colégio São Francisco, primeiro Encontro Pedagógico da Educação no Campo. A intenção deste artigo é apresentar a educação do campo e sua inserção na agenda política educacional para isso, o texto estrutura-se em três partes: uma primeira que contextualiza a inserção da educação do campo na agenda política, destacando o papel da sociedade civil organizada; uma segunda em que apresenta características da prática pedagógica nas escolas localizadas na zona rural do município de Nova Olinda, e uma terceira em que descreve a produção acadêmica da pós-graduação em educação em relação ao tema educação e movimentos sociais do campo. A terceira parte resulta de uma pesquisa cujo objetivo é analisar o conteúdo das teses e dissertações que discutiram educação.



A Coordenadora Jaqueline Pereira de Paula fez uma ressalva de tudo, esse encontro tem a finalidade de esclarecer dúvidas e buscar mais conhecimentos, as discussões sobre educação do campo foram fortalecidas a partir das experiências em especial na organização dos espaços públicos, como o I Encontro Pedagógico da Educação do Campo por uma Educação melhor do Campo. Vários estados e municípios organizaram projetos de Educação para o Jovens e Adultos, acumulando experiências para a elaboração do Programa Nacional da Educação no campo, e Nova Olinda esta humildemente agradecida que está acontecendo esse primeiro Encontro Pedagógico Educação no Campo A realização do I encontro pedagógico da Educação do Campo fortalece o processo de inserção da educação do campo na agenda política. A ação (experiências, encontros, documentos etc.) e daremos seguimentos nos movimento sociais, na base, que será fundamental para gerar a Conferência. O encontro entre entidades fortalecerá a luta pelo direito à educação e a valorização das experiências educativas no município. São esses espaços públicos de debate e de formação política que adensam a construção de uma política, de fato pública de educação do campo.
Os professores, predominantemente, responderam que iriam fazem segundo as orientações da coordenadora. O planejamento é feito com base na proposta pedagógica da escola, nos Parâmetros Curriculares e também com base em aspectos da realidade da comunidade do município. Quanto às orientações pedagógicas, destacam a presença da Secretaria Municipal da Educação em um dos casos, houve citação da presença que contribuem no momento do planejamento educacional. Diversos municípios têm criado esse encontro pedagógico da educação no campo e realizado momentos de formação continuada que propiciam a discussão do planejamento do ensino nas escolas do campo.

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