segunda-feira, 19 de junho de 2017

Prefeitura de Carutapera-MA envia dados falsos ao SIOPE

A Prefeitura Municipal de Carutapera-MA, enviou recentemente ao Sistema de Informação sobre gastos do município-SIOPE, ligado ao Ministério da Educação, informações falsas sobre a situação dos funcionários do município.

Nos dados fornecidos ao SIOPE, a Prefeitura informou que professores contratados recebem seus salários desde de janeiro, quando na verdade, só começaram a trabalhar a partir de março. Há casos gravíssimos de funcionários que foram declarados como funcionários do município e não integram o quadro de servidores.

Por outro lado, existem situações em que servidores aparecem como funcionários de escolas onde nunca trabalharam. Essas informações falsas que constam no Sistema-SIOPE, só reforçam as práticas cometidas na atual gestão, que já acumula inúmeros casos de irregularidades na administração do Prefeito André Dourado e que, segundo o Sindicato que representa os professores, caso seja feita uma denúncia aos Orgãos competentes sobre essas irregularidades, os responsáveis responderão na Justiça Federal pelos crimes cometidos.

O Sindicato diz ainda que todos os valores de salários atribuídos aos professores e demais servidores de forma irregular, tem de ser comprovados. E isso é uma tarefa difícil para a Prefeitura, uma vez que os dados já foram disponibilizados para o Governo Federal e será complicado refazer tudo novamente para tentar ajustar todos os valores, já que a Prefeitura também declarou que os recursos já foram gastos.

A Secretária de Educação do Município emitiu uma nota sobre o assunto, mas, não explicou em nenhum momento sobre as informações falsas enviadas ao SIOPE, e muitos menos disse os motivos de ter declarado salários de professores que nunca receberam.

Todas as informações podem ser acessadas no site do FNDE, e comprovam os crimes e as irregularidades cometidos na Gestão do atual prefeito de Carutapera.