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sábado, 20 de maio de 2017

Após denúncia feita pela página, Procon-MA autua três agências bancárias de Zé Doca por desrespeito aos clientes

Garantir o exercício da cidadania através da melhoria da qualidade do serviço. Este foi o objetivo central das ações de fiscalização dos bancos, feitas de forma inédita em Zé Doca, localizada na Região do Alto Turi. As ações, ocorridas nesta terça-feira (16), foram realizadas pelo Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Estado do Maranhão (Procon/MA).

Na última semana a página divulgou matéria relatando a falta de ações do órgão na região, o que possibilitava a frequência de desrespeito aos clientes bancários e o surgimento de uma série de abusos cometidos. (Confira matéria)

Dos quatro bancos presentes na cidade, três foram autuados por irregularidades na estrutura oferecida aos consumidores ou pelo tempo de espera acima do permitido pela Lei Municipal 370/2011, configurando como falha na prestação do serviço.

No banco Bradesco, foram identificadas irregularidades como demora no atendimento, falha na porta giratória e ausência do número do Procon nas dependências da agência. As duas últimas ocorrências, também, foram registradas no Banco do Brasil, além da ausência de bebedouro e CDC, e falha no funcionamento da máquina de senha. Já na Caixa Econômica Federal foi identificada, também, demora no atendimento. Dentre os quatro bancos fiscalizados, apenas o Banco do Nordeste não apresentou irregularidades.

A reclamação mais comum encontrada durante a fiscalização foi a demora no atendimento – na quase totalidade dos bancos os consumidores estavam há mais de uma hora aguardando serem atendidos, configurando como falha na prestação de serviço, de acordo com a Lei Estadual 7.806.

Para a lavradora Maria do Socorro, de 68 anos, a fiscalização chegou em boa hora. “Nós idosos temos problemas em utilizar o cartão. Procuramos atendentes, e nunca tem alguém para nos ajudar. A fiscalização serve para identificar esses problemas e resolvê-los”, comentou.

Além dos bancos, também, foram fiscalizados lotérica e posto de combustíveis, sem ocorrências de irregularidades. No posto, os consumidores foram orientados a realizar o teste de qualidade do combustível.

Além das ações de fiscalização, foi realizada, também em Zé Doca, uma audiência pública na câmara municipal, com o tema “Serviço Bancário”. Na ocasião, o presidente do Procon/MA e do Viva, Duarte Júnior, garantiu a realização de ações de fiscalizações semanais no município. “O nosso papel [do Procon/MA e do Viva] em Zé Doca será fundamental em garantir os direitos básicos ao cidadão, com fiscais monitorando as relações de consumo em toda a cidade, semanalmente. Assim, além de melhorarmos a segurança e a economia da cidade, estaremos melhorando a qualidade de vida do município”, disse.

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Edilson Ramos, também elogiou o sucesso da fiscalização. “Contar com esta ação e saber que, em um futuro próximo, seremos todos beneficiados, só demonstra a força que o Procon tem em todo o Estado”, revelou.

Além do presidente do Procon/MA, participaram da audiência pública: o Presidente da Câmara Municipal, vereador Edilson Ramos (PR); o Vice-Presidente Alexandre Barroso (PTB); o Primeiro Secretário Hennio Silvestre (PSD); o segundo secretário Rogério Sousa (DEM); e o Major Andrade.

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