Últimas notícias

segunda-feira, 10 de abril de 2017

LIÇÃO DE VIDA: Conheça a motivadora história de superação e conquistas do pintor e professor Luís Alves Lima Neto

“A vida não é um conto de fadas!”, quem nunca ouviu uma afirmação como essa no decorrer da sua vida? Comumente, fazemos planos para o amanhã e muitas vezes não nos damos conta de que a vida nos reserva surpresas e desafios a fim de nos provar e ao mesmo tempo, aperfeiçoar aquilo que entendemos como humanidade.
A história escolhida para fazer parte da primeira de uma gama de matérias especiais, retrata o cotidiano de humildade, perseverança e superação do pai, profissional dedicado e obreiro Luís Alves Lima Neto, popularmente conhecido em toda Santa Luzia do Paruá.
Luís Alves Lima Neto (53 anos) é Bacharel em Teologia e pós-graduado em Pedagogia Escolar. Casado e pai de três filhos, Luís Neto iniciou sua caminhada nas artes plásticas em 1989, passou a tomar gosto pela pintura procurando se aprimorar e se atualizar cotidianamente na área. O profissional objeto de nossa matéria possui um acervo de aproximadamente 700 obras concluídas, 16 destas, de pintores já consagrados nacional e internacionalmente.
O pintor e professor que já detém visível admiração por parte de seus colegas de trabalho, precisou passar por situações difíceis e conseguiu com muita perseverança e determinação vencer as tempestivas surpresas que o destino havia lhe reservado. No início de 2015, quando se encontrava em deslocamento para uma festividade evangélica na zona rural do município, Luís Neto perdeu o controle de sua motocicleta em uma curva vindo a se acidentar. Com o estado de saúde agravado pela Diabete, coube aos médicos a decisão de amputar uma das pernas do mesmo como alternativa viável para salvar sua vida.
Dias após o ocorrido e após um período de recuperação, Luís Neto recebeu alta e retornou a sua residência. Ao contrário do que muitos em seu lugar pensariam ou conjecturariam, o professor evitou se maldizer, ou perder tempo com lamentações ou questionamentos. Na época o mesmo cursava faculdade de Letras, com intuito de se aprimorar profissionalmente, mesmo em meio a tantas barreiras e entraves, Luís Neto optou por “guardar a lamentação no bolso” e enfrentar o problema com maturidade, decidindo não desistir do curso em andamento e continuar pintando e correndo atrás de seus objetivos.
“Percebi que a gente não constrói um nome ou uma personalidade, de braços cruzados; precisamos construir, produzir e agir”, afirmou o professor.
Como obreiro evangélico, o professor é visto como exemplo de dedicação em sua denominação, onde ocupa cargos estratégicos de liderança.
O exemplo de vida do professor Luís Neto é um banho de água fria em muitos profissionais pessimistas que conhecemos, aqueles que insistem em colecionar crises ao se sentirem impossibilitados de realizar atividades, mesmo fisicamente sadios. Profissionais sedentários, que ao menor problema que lhes aparece, tendem a procurar desculpas e inflar o egocentrismo, dando importância exagerada as crises e se autopenitenciando aos fracassos.
Em um pais onde a educação ainda não é vista como prioridade apesar da importância impar que possui, profissionais são muitas vezes desvalorizados em um sombrio contraste com alunos agressivos, encontrar razões hoje para amar profissões ligadas ao repasse de conteúdo se tornou um verdadeiro desafio.
Questionado se ainda tem um sonho que deseja ver realizado, Luís Neto foi enfático ao afirmar que gostaria de ter um amplo espaço físico (5x20 metros) que funcionaria como uma galeria de obras, em um lugar de fácil acesso, aberto à visitação e posteriormente poder expor sua obra em outras regiões do Brasil.
Contratado atualmente pela Prefeitura de Santa Luzia do Paruá para lecionar no curso de pintura para alunos da Escola Cleobeto, o professor Luís Neto se mostra como sempre otimista e lisonjeado em poder repassar suas técnicas para alunos interessados em se expressar através da pintura.
Cabe ao leitor que leu estas linhas, decidir pela inércia em meio à crise ou procurar foco em coisas que realmente valem a pena, um sorriso, um momento em família, uma realização pessoal, um sonho, independente da resposta, desistir dos sonhos e metas não é a melhor fuga dos seus problemas!


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Todos os direitos reservados © 2014 | Layout modificado por Genesis Design