quarta-feira, 8 de março de 2017

BR-316 em Santa Luzia do Paruá é bloqueada em protesto contra a PEC 287 (Reforma da Previdência)

O movimento que se iniciou por volta das 05h00 desta quarta-feira (08), tem como base principal a oposição a aprovação da PEC 287 que trata acerca da Reforma da Previdência proposta pelo governo Temer. O ato conta com a participação de trabalhadores e trabalhadoras rurais filiados aos 214 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
Em coletiva de imprensa realizada no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (6), o Governo Federal anunciou a proposta de Reforma da Previdência enviada ao Congresso Nacional, protocolada na Câmara dos Deputados como PEC 287. Entre os pontos propostos estão 65 anos como idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres, sem diferenciação. A medida atinge os setores público e privado, à exceção dos militares. A idade mínima para aposentadoria ainda estará sujeita a ajuste, caso aumente a ‘sobrevida’ dos brasileiros.

Vereador Newtinho participando do
evento juntamente com amigos
Trabalhadores rurais na regra em vigor não são obrigados a contribuir com o INSS. Com a proposta, deverão contribuir e terão idade mínima de 65 anos como regra. De acordo com o governo, a proposta é que para os trabalhadores rurais as regras deverão ser discutidas após possível promulgação da PEC, através de projeto de lei.