quarta-feira, 16 de novembro de 2016

FALSO BOATO sobre pagamento extra do Bolsa Família prejudica atendimentos nas agências da CAIXA e casas lotéricas

O boato espalhado de forma avassaladora através de aplicativos de mensagens (WhatsApp) ganhou proporções inimagináveis e vem causando muitos transtornos em agências da CAIXA e Casas Lotéricas. Acreditando terem direito a um suposto valor retroativo, muitas pessoas se chatearam e até realizaram manifestações em várias cidades do pais.

MENTIRA CONFIRMADA

Preocupado com a repercussão, a página oficial do Bolsa Família no Facebook divulgou um desmentindo o boato, poucas horas antes uma nota oficial do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, já tinha sido publicada, nesta o ministro ressaltou "não existe pagamento extra nem décimo terceiro do Bolsa Família".
Veja na integra as mensagens publicadas oficialmente:
Comunicado em destaque na página oficial do programa
“Os benefícios do governo federal, como o #BolsaFamília, NÃO têm 13ª parcela! O programa é um complemento da renda e não corresponde a um salário. #FicaaDica”.

Imagem postada na página de Facebook do MDSA
“O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) esclarece que são falsas as informações que circularam nos últimos dias sobre suposto pagamento de parcela extra aos beneficiários do Programa Bolsa Família. O repasse de recursos do programa segue calendário pré-definido, que pode ser consultado no site do MDSA. As informações sobre o #BolsaFamília são divulgadas nos canais oficiais de comunicação do governo federal.

Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário”

Comunicado também se encontra no site do antigo MDS (atual MDSA):

´

COMO SURGIU O BOATO DESSE PAGAMENTO EXTRA?

Uma mensagem de WhatsApp contendo um link para consulta ao Portal da Transparência viralizou, na mensagem e no áudio divulgado simultaneamente há uma recomendação para que o beneficiário consultar o link e verificar o suposto pagamento extra que deveria receber.
Veja o conteúdo:
“Pesquisem seu nome. E se a pessoas não sacarem, volta para o governo de novo. Vai estar liberado até o dia 25/11/16. Para quem recebe Bolsa Família, pesquise seu nome através desse link acima para saber se seu nome foi contemplado na lista para receber do governo o valor entre 1.000,00 a 5.000,00 reais. Cada pessoa receberá valores diferenciados.

Além da mensagem, um áudio trazendo o relato de um suposto benefício adicional ajuda a reforçar a mentira:
“Oi, minha irmã!

É porque o governo de Dilma liberou uma verba pra quem recebe bolsa família. Então, esse dinheiro já está na conta e já foi liberado. São valores diferentes, cada qual vai receber, entendeu?

Agora tem que procurar o CRAS, onde faz o cadastro do Bolsa Família, porque eu que tenho meu filho que me transferi pra lá, já tem um lugar que só resolve essas coisas. Então tem que ver aqui em Salvador onde é, se é no CRAS ou no Comércio, e levar os documentos pra poder ver se o nome tá na lista. Aí leva os documentos e o nome ‘tando’ na lista eles liberam e a pessoa recebe o dinheiro. Uma amiga minha pegou ontem.

Só que é assim: tem gente que tem R$ 5 mil, outros têm R$ 6 mil, R$ 2 mil, R$ 1 mil ou R$ 3 mil, tá variado assim o valor pra quem vai receber. Esse dinheiro tá na conta até dia 26 de novembro, se não me engano, ou 22 e eles não divulgaram porque eles querem que esse dinheiro volte novamente. Entendeu?

Ai muitos não ‘sabe’. Então tá tudo em ‘off’. Mas aí, através de uma abençoada que recebeu e falou comigo, e pediu para eu divulgar o máximo que eu pudesse, para que todo mundo venha saber e também reter seus direitos e saber dessa benção maravilhosa que Cristo concedeu.”

EXPLICANDO EM MIÚDOS
O Portal da Transparência é uma página do Governo Federal que mostra entre outros dados, repasses de benefícios individuais e coletivos, e diferentemente do que muitos sabem há anos é possível consultar repasse a beneficiários e valores repassados a qualquer família que receba o benefício Bolsa Família. Ao abrir o link e pesquisar o seu nome no Portal da Transparência, o beneficiário visualiza um valor em reais atribuído ao seu nome. O que muitos acabaram não descobrindo e que a quantia exibida ao lado do NIS e nome do Responsável Familiar é a somatória de todas as parcelas referentes aos pagamentos mensais já repassados aos beneficiários durante todo o ano através do seu cartão, os valores variam conforme o valor mensal que cada beneficiário recebe ou recebia. NÃO SE ENGANE, a mensagem divulgada nas redes sociais sobre os pagamentos extras do Bolsa Família são FALSAS.

Confira a entrevista em áudio do ministro do Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Agrário desmentindo o boato: