segunda-feira, 13 de junho de 2016

Ministério Público Federal avalia Santa Luzia do Paruá como 10° município mais transparente do Maranhão em novo "Ranking de Transparência"

O nível de transparência de estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31% em seis meses, a partir da atuação coordenada do Ministério Público Federal (MPF) em todo o país. Esse é um dos resultados obtidos pelo projeto Ranking Nacional da Transparência, patrocinado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF. A nova classificação foi divulgada nesta quarta-feira, 8 de junho.
A avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas. Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez.
O município de Santa Luzia do Paruá na primeira avaliação realizada no ano passado não conseguiu superar a nota minima recebendo pontuação 0,00, já no novo ranking de transparência divulgado pelo MPF foram possíveis constatar grandes avanços nos mecanismos que permitem ao cidadão comum acompanhar e fiscalizar as obras e recursos recebidos pela gestão do município. Nesta 2ª avaliação o município alcançou a nota de 7,80 ficando a frente de todos os municípios da região do Alto Turi e ganhando destaque positivo por parte do Ministério Público Federal.

Baixe e confira o ranking oficial do Maranhão: