Últimas notícias

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Falta de espaço e de planejamento de gestões passadas, inviabiliza novos sepultamentos no principal cemitério de Santa Luzia do Paruá

Após muitos anos "esquecido", o Cemitério Central de Santa Luzia do Paruá localizado na rua São Luis (Centro) passou por importantes reformas estruturais realizadas pela atual gestão municipal, porém uma problemática veio à tona nos últimos dias e promete tirar o sono dos luzienses nos próximos anos. Inaugurado há décadas, o cemitério que fica localizado atrás do Terminal Rodoviário da cidade não teve seu espaço físico planejado adequadamente e como resultado divide espaço nas laterais com diversas outras residências separadas somente por um muro, sendo praticamente inviável a realização de novos sepultamentos.

O problema é tão nítido que é quase impossível ao visitante que adentra ao portão chegar a outra margem do cemitério sem ter que se deslocar por cima dos túmulos existentes, já que todos os espaços possíveis já foram quase que completamente preenchidos por ilustres e anônimos luzienses. O esgoto proveniente do Terminal Rodoviário escoa diariamente para o cemitério contaminando o solo já desgastado do local. O problema não é isolado e também não é fruto da atual administração municipal, mas precisa urgentemente ser debatido pelas demais autoridades do município, tendo em vista que até os mesmos se porventura falecerem terão seus corpos sepultados sem nenhuma honraria e minima decência.
Cemitério do Matadouro (Bairro Bom Jesus)
Uma alternativa em relação ao Cemitério Central seria o cemitério localizado no final Bairro Bom Jesus, porém como agravante, este é outro que se originou sem qualquer planejamento executado previamente, provando-se esta afirmação através da falta de adequação inicial do terreno somado a falta de um muro divisório. O cemitério do bairro Bom Jesus atualmente serve como ponto de encontro para consumidores dos mais diversos tipos de drogas, também servindo como ponto de prostituição de menores. Enquanto o problema não ganhar soluções aplausíveis, quem passar pela tristeza de conviver com o falecimento de um amigo ou ente querido, terá que se indagar sobre essas incertezas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Todos os direitos reservados © 2014 | Layout modificado por Genesis Design