segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Guardas municipais de Santa Luzia do Paruá rechaçam versão divulgada pela imprensa

Os Guardas Municipais de Santa Luzia do Paruá tiveram na data de hoje (10), um dia atípico. Após a versão enviada à imprensa com termos que generalizaram a suporta agressão sofrida por um membro do sindicato de professores da Rede Municipal de Ensino, os Guardas Municipais no seu direito, resolveram se defender temendo pela imagem da corporação. Videos e fotos haviam sido enviadas por pessoas que possuem ligação com o sindicato, para que o blogueiro fizesse a publicação da matéria. Sem checar todo o corpo da informação, como é de praxe dos profissionais que prezam pela credibilidade, aquele que se diz radialista e pós-graduado em comunicação e marketing publicou a notícia sem verificar a autenticidade do fato como orienta o código de ética do jornalistas e sem elaborar de forma aplausível o contexto de sua afirmação.
Colocação usada para generalizar o ato
Em um trecho da publicação há a seguinte afirmação no plural: "foram agredidos física e verbalmente PELA GUARDA MUNICIPAL" (O termo "pela" dá a entender que toda a corporação se encontrava no ato, ao invés do termo "pelo", que deveria ser usado caso este estivesse se referindo somente a uma pessoa, o que ressalta a lógica da acusação generalizada). Em suas palavras, Glaydson Lima (sub-comandante da GM), se mostrou preocupado com uma possível repercussão negativa que pode atingir a imagem dos profissionais e ressaltou que o suporto ato de um, não pode servir como suporte para informação que passou a ideia que os guardas municipais tiveram participação no ocorrido, o que não procede. Desde sua criação, os guardas municipais trabalham prestando um trabalho louvável em prol da sociedade local. A Guarda Municipal de Santa Luzia do Paruá não pode ser vitimada por um fato isolado e mal informado. O SIGMEMA (Sindicato dos Guardas Municipais do Estado do Maranhão) já foi acionado e deverá apurar os fatos e tomar todas as medidas judiciais cabíveis.