sábado, 29 de agosto de 2015

DEU O QUE FALAR: Estudantes da UFPE criam programa para organizar textos às normas da ABNT

Três estudantes da pós-graduação em Computação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desenvolveram um programa que promete acabar com as dores de cabeça de muitos universitários. É o FastFormat, software que organiza os textos no formato pedido pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Yguaratã Cavalcanti, Bruno Melo e Paulo Silveira passaram quatro anos desenvolvendo o sistema, disponível há dois meses gratuitamente para o público.
O FastFormat auxilia professores e estudantes interessados em produzir artigos, teses, dissertações e qualquer tipo de trabalho acadêmico que utilize como referência os padrões estabelecidos pela ABNT. Na plataforma, estão modelos utilizados por várias instituições brasileiras, como as pernambucanas UFPE e UFRPE. No Brasil, universidades como UFAL, UFG e USP têm seus templates disponíveis. Além disso, periódicos como Revista Acta de Enfermagem e  Sociedade Brasileira de Comunicação também estão presentes.
“Também tivemos o cuidado de desenvolver o FastFormat de maneira que o usuário não se sinta preso a nossa solução. O documento produzido pelo FastFormat pode ser exportado para vários outros softwares, como Word, Open Office e LaTeX. Isso é um compromisso que assumimos desde o início”, enfatizou um dos criadores do programa, Yguaratã Cavalcanti, em entrevista concedida à Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas.
O FastFormat está disponível gratuitamente de forma temporária. Ainda em desenvolvimento, o programa começará a cobrar valores de acordo com o nível de utilização do usuário. “Estamos constantemente dando manutenção nos templates e inserindo novos. Caso o usuário não encontre um template que satisfaça as suas necessidades, basta solicitar a inclusão de um novo, via funcionalidade do próprio FastFormat. Assim que o template for incluído, o usuário será notificado”, afirmou Yguaratã.
O FastFormat pode ser acessado aqui. Os criadores da ferramenta também desenvolveram um blog com tutoriais de escrita científica.