quarta-feira, 4 de março de 2015

Polícia Civil de Viana prende quadrilha que usou Seguro Defeso para desviar cerca de R$ 5 Milhões em 2014

A Polícia Civil prendeu na manhã desta quarta-feira (4) seis pessoas acusadas de fraudar o Seguro Defeso na cidade de Viana. Segundo a polícia, os acusados podem ter desviado cerca de R$ 5 milhões em 2014. Entre os presos, está um candidato a vice-prefeito nas últimas eleições. A operação foi intitulada "Peixe Grande".
Segundo o delegado Ney Anderson, as investigações começaram em julho de 2014. A operação tinha o intuito de cumprir oito mandatos de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão, no entanto apenas seus mandados de prisão foram cumpridos. Em entrevista a rádio Mirante AM, o delegado explicou como o esquema criminoso funcionava. "Essa suposta associação criminosa, instalada no Sindicado dos Pescadores de Viana, além de estar enriquecendo ilicitamente, estava matando de forma indireta esses pescadores que precisam deste dinheiro. O seguro é pago em quatro parcelas, cada parcela corresponde a um salário mínimo. Essa suposta associação criminosa fazia ameaças a alguns pescadores associados de cancelar o benefício, caso estes pescadores não pagassem metade destas parcelas a eles", relatou.
O delegado explicou ainda que esta não era a única maneira de fraudar o benefício. "Eles estavam retendo as carteiras dos pescadores para dificultar o recebimento do Seguro Defeso. Dificultando o recebimento, eles tinham como barganhar metade desses valores. Tem casos em que a pessoa nunca pescou. Eles facilitavam para que estas pessoas recebessem o seguro. Em troca, recebiam metade do valor", disse o delegado.
Na operação foram presos: Antonio Coelho Azevedo, conhecido como Antonio do Inês, candidato a vice-prefeito nas últimas eleições; Antonio Marinho; Inês Pinheiro; Adriana Pinheiro Azevedo, presidente do sindicato; Márcio Junior Amorim; Luis Alberto Mendes Aires. Foi apreendida uma vasta documentação, computadores, celulares, veículos, dois revólveres, dezesseis mil em espécie, 50 carteiras de pescadores, entre outros objetos.