Últimas notícias

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Patrimônio de nossa cidade, Rio Paruá está "pedindo socorro!"

Ponto de encontro de muitas famílias luzienses e tido como um dos principais símbolos da cidade, o Rio Paruá se encontra hoje em uma situação critica. Sem muito esforço e de forma constante, não é difícil flagrar cenas de total desrespeito com este que teve papel primordial na história e porque não dizer, nas raízes culturais de nossa cidade.
Sem qualquer preocupação e de forma explicita é possível flagrar pessoas desmatando as margens do rio, com o objetivo de se utilizar da madeira para a fabricação artesanal de carvão vegetal.
Outro grande problema que procura minar as últimas forças deste, está alicerçado a ganancia humana de galgar recursos financeiros com a extração ilegal e inadequada de areia  das margens do rio. Uma das vertentes que fazem com que cenas de desrespeito continuem se proliferando pelo leito do rio está na certeza da impunidade, já que em Santa Luzia do Paruá não tem nenhum instrumento de fiscalização apropriado para coibir as ações humanas.
O conjunto destas ações termina por fim provocando o assoreamento das margens do rio, o que altera totalmente o curso sigilosamente desenhado pela natureza.
Outro fato preocupante parte da falta de conscientização de banhistas que frequentam o local. Muitos sem qualquer tipo de preocupação com a natureza, descartam lixo resultante do consumo realizado próximo as margens, de forma que não é difícil verificar detritos como garrafas, sacos plásticos e outros matérias de lenta decomposição no entorno do rio que ajudou a originar o nome de nossa cidade.
Por fim, se a famosa frase afirma que " uma andorinha só, não faz verão", o que diríamos se todas as andorinhas terminassem de braços cruzados? Não é momento de jogarmos ou procurarmos culpados para este problema que se agrava ano após ano. O momento é de conscientização sobre aquilo que estamos deixando como herança natural para nossos filhos e netos. Qualquer esforço feito em prol da conservação deste que é um dos símbolos de nossa cidade terá como sinal de gratidão, a beleza singular que emana do nosso grande patrimônio chamado Rio Paruá.


CONFIRA MAIS FOTOS (CLIQUE PARA AMPLIAR):






DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Todos os direitos reservados © 2014 | Layout modificado por Genesis Design