sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Ministério da Saúde não repassa recursos e Agentes Comunitários de Saúde estão com dois meses de salários em atraso

O Ministério da Saúde não repassou até esta quarta-feira (07), recursos do Fundo Nacional de Saúde para os Programas de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), de Saúde Bucal (SB)  e de estratégia de Saúde da Família (ESF).

Segunda matéria do Site da Confederação Nacional dos Municípios, a diretoria tem buscado informações sobre o não repasse do Ministério da Saúde, por meio do Fundo Nacional de Saúde, da verba destinada também aos Programas.

O montante médio repassado, mensalmente, aos Municípios do país deve ser R$ 809 milhões. E segundo informações obtidas, os atrasos têm ocorrido desde junho de 2014, em que os repasses estavam ocorrendo apenas no final do mês. No entanto, a verba de novembro, que deveria ter sido repassada até o dia 31 de dezembro, ainda não chegou as prefeituras até esta quarta-feira, 7 de janeiro.

Assim, sem os repasses federais, a gestão pública do ente municipal fica comprometida, além de não ser possível garantir a qualificação dos procedimentos executados, a continuidade de atenção prestada e de haver desmotivação das equipes de profissionais por consequência dos atrasos de salários que já ocorrem, conforme relatos dos gestores de alguns Municípios.