Últimas notícias

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Em Santa Luzia do Paruá cerca de 47 famílias correm o risco de perder o Bolsa Família se não atualizarem seus cadastros até o dia 12 de dezembro

De acordo com o MDS e Secretaria Municipal de Assistência Social, cerca de 58 famílias em Santa Luzia do Paruá corriam o risco de perder o benefício se o Responsável Família não comparecesse até o dia 12 de dezembro para atualizar as informações concernentes as informações familiares no cadastro, desse total 11 já se regularizaram, restando ainda 47 famílias precisando se regularizar. Segundo informações repassadas pelo próprio MDS assim que as famílias recebem o beneficio elas recebem uma documentação alertando as mesmas sobre as condicionalidades para permanecerem recebendo o benefício, e entre as tais está a obrigatoriedade de atualizarem o seu cadastro dentro de um período máximo de 2 anos. Tendo como base essa obrigatoriedade o MDS repassou para o município a relação de 58 famílias com pendências cadastrais e que correm um sério risco de ter o seu benefício bloqueado e posteriormente cancelado por não atualizarem seus dados. O total de famílias que obrigatoriamente precisavam atualizar seu cadastro famíliar em 2014 era de 222 famílias, cerca de 175 cumpriram esse papel (78,8%).

"Quem não recebeu aviso no extrado não precisa comparecer agora, porque é sinal que o cadastro está atualizado. Um dos principais mecanismos usados pelo MDS e CAIXA para alertar as famílias beneficiárias é exatamente as informações que vem impressas no extrato de saque do benefício, mas é muito importânte que as famílias não deixem de atualizar seus cadastros sempre que houver qualquer alteração de renda ou composição famíliar" ressaltou o Secretario Adjunto de Assistência Social de Santa Luzia do Paruá.

Segundo nota emitida pelo MDS a atualização do cadastro das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família é um processo obrigatório e de rotina, que ocorre todo ano. As informações devem ser atualizadas ou confirmadas a cada dois anos para que as famílias continuem recebendo seus benefícios. A atualização cadastral é um dos mecanismos de controle do Bolsa Família. Qualquer alteração – como mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar ou composição familiar – deve ser comunicada à gestão municipal. E, a cada dois anos, o responsável pelo benefício precisa atualizar ou confirmar seus dados junto à prefeitura, para que continue recebendo o pagamento do programa.
A Revisão Cadastral garante que as informações declaradas pelas famílias no Cadastro Único estejam atualizadas. Com dados de maior qualidade, é possível avaliar se o beneficiário do Bolsa Família ainda atende às condições necessárias para continuar a fazer parte do programa. E, dependendo das mudanças na situação da família - como, por exemplo, alteração de renda, mortes ou nascimentos -, ela pode ter direito a um valor diferente daquele que recebia antes de atualizar o cadastro.
Famílias com mais de dois anos sem nenhuma atualização no Cadastro Único, tendo como base o final do ano anterior. Elas têm até o dia 12 de dezembro de 2014 para fazer o recadastramento, independentemente do mês em que se apresentaram pela última vez.

Documentos necessários:
• Para o responsável pela família (titular do cartão Bolsa Família) – Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Título de Eleitor. Já os responsáveis por famílias indígenas e quilombolas podem apresentar qualquer outro documento de identificação de validade nacional.
• Para as demais pessoas da família – Pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (Rani), CPF, Carteira de Identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Título de Eleitor.
• Outros documentos – Além da documentação obrigatória, as famílias podem levar outros documentos que ajudem a melhorar a qualidade das informações do Cadastro, como comprovante de residência, conta de energia elétrica, comprovante de matrícula das crianças e adolescentes na escola e carteia de Trabalho e Previdência Social.

CONFIRA A RELAÇÃO COMPLETA DAS FAMÍLIAS QUE PRECISAM ATUALIZAR SEU BENEFÍCIO CLICANDO AQUI



DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Todos os direitos reservados © 2014 | Layout modificado por Genesis Design