Últimas notícias

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Prefeitura em parceria com a AGERP e INCRA está investindo na agricultura família do município

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura está capacitando cerca de 160 pequenos agricultores famíliares. 

O primeiro passo para que o desenvolvimento da agricultura familiar no municipio de Santa Luzia do Paruá possa acontecer de forma sistematica e com ampla eficiência ocorreu hoje pela manhã no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na rua 27 de agosto, e serviu para expor aos pequenos agricultores os desafios, os metódos, as vantagens e beneficios que o planejamento pode trazer para o cultivo famíliar.

O trabalho será feito em parceria com orgãos como a AGERP (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão) e INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e abrangerá os pequenos agricultores do município de Santa Luzia do Paruá. O objetivo conforme descrito pelo secretário de Agricultura, Miguel Carvalho é resumidamente capacitar esses pequenos agricultores para que através da otimização das técnicas de cultivo, eles possam dar saltos maiores e assim crescer e aumentar a sua renda.
Durante todo o turno matutino os agricultores receberam orientações importantes acerca de como funcionará na prática essa parceria com os técnicos.

Em suas palavras o Secretário Municipal de Agricultura ressaltou a importância das parcerias:
"Esta reunião que estamos tendo aqui, ela é voltada especificamente para a área da agricultura familiar, para o pequeno agricultor da agricultura familiar, ela é formada pela parceria da Prefeitura, ela é formada pela parceria do órgão do Estado que é a AGERP, é formada pelo INCRA que é outro órgão do Estado... que é para o melhoramento da renda da agricultura familiar do nosso município..." - Miguel Carvalho (Sec. Mun. de Agricultura)

A AGERP disponibilizará 2 técnicos exclusivos para o município de Santa Luzia do Paruá que deverão ao longo do tempo, capacitar os agricultores nas temáticas:

  1. Manejo e conservação de solo;
  2. Sistemas agroflorestais;
  3. Produção agricola, pecuária e florestal de base agroecológica e orgânica;
  4. Boas práticas no uso e manejo da água;
  5. Gestão e agregação de valor aos produtos;
  6. Acesso a mercados e organização produtiva da agricultura famíliar;
  7. Otimização no uso de insumos;
  8. Orientações quanto a preservação e regularização ambiental;
  9. Instrumentalização e acesso a políticas públicas da agricultura famíliar.



CONFIRA O QUE DISSE O SECRETARIO DE AGRICULTURA DO MUNICÍPIO CLICANDO NO PLAYER ABAIXO:





CONFIRA MAIS IMAGENS:






DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Todos os direitos reservados © 2014 | Layout modificado por Genesis Design