sexta-feira, 17 de outubro de 2014

TRE-MA homologa resultado do 1º turno das eleições 2014

O Tribunal Regional Eleitoral Maranhão, em sessão realizada na tarde desta quarta-feira (15), aprovou, por unanimidade, o parecer da Comissão Apuradora referente ao 1º turno das eleições 2014. A medida homologa o resultado do pleito para declarar eleitos aqueles que constam no relatório. A homologação se deu após o relatório ter ficado disponível no dia 9 de outubro para exame dos partidos políticos e coligações por 3 dias e, finalizado este prazo, abriu-se 2 dias para que eles apresentassem reclamações que seriam submetidas a parecer da Comissão Apuradora que, em até 3 dias, apresentaria aditamento ao relatório com a proposta das modificações que julgasse procedentes ou com a justificação da improcedência das argüições. O relatório geral da totalização das eleições 2014 do 1º turno foi apresentado pela Comissão à zero hora e seis minutos do dia 6 de outubro e não houve interposição de qualquer reclamação, conforme certificado pela Secretaria Judiciária no PAD 8.954/2014. Às 21 horas, 99,96% das urnas já haviam sido apuradas no estado. A diplomação dos eleitos ocorrerá no dia 19 de dezembro, no entanto, é importante ressaltar que nenhum candidato será diplomado até que suas contas de campanha tenham sido julgadas. Além disso, o resultado homologado não é definitivo, pois existem recursos interpostos quanto a registros de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral. Cópias do relatório serão encaminhadas pela presidência do TRE-MA ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa. Dados - 4.495.864 eleitores estão aptos a votar no estado; - 3.433.672 compareceram às urnas no primeiro turno; - 15.465 urnas eletrônicas foram utilizadas no pleito; - 6.500 policiais militares e 180 bombeiros atuaram nos 217 municípios; - 26 municípios receberam força federal, composta por 653 militares do Exército; - 40 incidentes foram verificados, entre boca de urna, propaganda irregular, transporte de eleitores, corrupção eleitoral e embriagues; - 17 pessoas foram presas. - 1.282 processos instaurados pela Comissão de Poder de Polícia por propaganda irregular; - 418 registrados na Comissão de Juízes Auxiliares entre representações, ações cautelares e petições. Conteúdo O Relatório Geral de Apuração contem os seguintes dados: seções apuradas; quantidade de votos apurados diretamente pelas urnas; seções apuradas pelo sistema de apuração; os motivos da utilização do sistema de apuração e a respectiva quantidade de votos; seções anuladas e as não apuradas; os motivos e a quantidade de votos anulados ou não apurados; seções onde não houve votação e os motivos; votação de cada partido político, coligação e candidato nas eleições majoritária e proporcional; quociente eleitoral, os quocientes partidários e a distribuição das sobras; votação dos candidatos a deputado federal, estadual e distrital, na ordem da votação recebida; votação dos candidatos a presidente da República, governador e senador, na ordem da votação recebida; impugnações apresentadas às juntas eleitorais e como foram resolvidas, assim como os recursos que tenham sido interpostos. Consultando o Relatório é possível acessar a votação de candidatos por município e seção em todo o Estado do Maranhão. Para tanto, basta entrar na página eletrônica www.tre-ma.jus.br, guias Eleições / Repositório de Dados Eleitorais / Resultados / 2014 e preencher os campos e aguardar a geração de relatório em arquivo de formato PDF.

Fonte: TRE-MA