Últimas notícias

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Prefeitura de Santa Luzia do Paruá iniciou a construção do novo CRAS na Vila Lacerda

A Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Paruá iniciou ontem (29) a construção do 1º CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em terreno próprio do município. O mesmo deverá atender tanto aos moradores carentes que residem na Vila Lacerda como moradores de bairros vizinhos. Ao observar a obra se iniciando o Secretario Adjunto de Assistência Social do município externou sua alegria e exaltou o valor dessa conquista. Segundo Valdenor Pereira esse novo CRAS terá uma estrutura totalmente diferente dos outros 2 que já existem no município tendo em vista que os prédios onde funcionam os atuais são alugados e tiveram que passar por uma readequação para atender a população, já este novo CRAS possuirá uma estrutura moderna com adaptações para facilitar a locomoção de pessoas com deficiências físicas ao prédio.
A obra destaca a preocupação da gestora Drª Eunice em alagar o apoio às famílias carentes e estender o alcance dos programas sociais em Santa Luzia do Paruá.
Vale ressaltar que em menos de 2 anos de nova gestão, a Prefeitura Municipal dobrou o número de assistentes sociais atendendo a população em cada CRAS, já que na administração passada cada CRAS  contava somente com uma assistente social para atender a demanda de solicitações de benefícios como Bolsa Família, Carteira do Idoso, Tarifa Social de energia elétrica, BPC,  além de solicitações de benefícios eventuais como Kit enxoval e cestas básicas. Hoje a prefeitura dobrou este número, são 2 assistentes sociais se revezando em cada um dos 2 CRAS existentes (Rua São José – Centro e Rua da Mangueira-Paruá). Atuam nos CRAS profissionais como assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais de nivel superior e médio que trabalham diretamente com  pessoas que carecem ter seus direitos sociais assegurados.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é o sistema governamental responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social
Planta de como deverá ficar a parte externa do CRAS - Vista Frontal e Lateral
O Cras atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.
O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

CONFIRA MAIS FOTOS:

Frente do novo CRAS

Placa com informações da OBRA

Vista da Vila Lacerda




DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Todos os direitos reservados © 2014 | Layout modificado por Genesis Design